WTICIFES 2019 – Chamada de Trabalhos

Cuiabá recebe o XIII Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil (WTICIFES 2019) no período de 04 a 6 de junho de 2019. Sob o tema “As IFES e o desafio da integração entre Sistemas, Processos e Órgãos Públicos”, o encontro pretende levantar questões comuns à realidade dos profissionais de TIC  para promover o debate e a troca de conhecimento e informações do setor.

Integrado ao XIII WTICIFES, acontecerá o IV Encontro dos Escritórios de Processos das Universidades Federais (EEP), com o mesmo objetivo de relatar experiências e boas práticas e debater a gestão por processos como estratégia para a superação das dificuldades do cenário atual.

O WTICIFES é uma promoção do Colégio de Gestores de TIC das IFES para, a partir da similaridade dos problemas e desafios de gestão, incentivar a troca interinstitucional de experiências e soluções para a efetivação da TIC como um instrumento de avanço de todas as Universidades.

A submissão de trabalhos para o XIII WTICIFES e IV EEP está aberta e segue até 01/03/2019. A submissão pode ser feita por meio do website do evento https://www.ufmt.br/wticifes2019

Datas Importantes:

Submissão de trabalhos: 01/02/2019 – 01/03/2019

Notificação de Aceitação: 15/04/2019

Evento: 04/06/2019 a 06/06/2019

Mais informações sobre o evento podem ser encontradas em https://www.ufmt.br/wticifes2019/.

Informações sobre o XIII WTICIFES

O XIII Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil (WTICIFES) já tem local e data para acontecer. Este ano o evento está sendo organizado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),  e acontecerá no Gran Odara Hotel, em Cuiabá-MT.

Integrado ao XIII WTICIFES, acontecerá o IV  Encontro dos Escritórios de Processos das IFES, momento para compartilhar conhecimentos e práticas referentes a gestão por processos, onde serão abordados temas como: análise, desenho, execução, monitoramento e controle, visando alcançar resultados relevantes e alinhados aos objetivos estratégicos das IFES.

Nesta edição, o WTICIFES traz como tema “As IFES e o desafio da integração entre Sistemas, Processos e Órgãos Públicos”.

É evidente que diante de um mundo tecnológico e conectado, a sociedade espera cada vez mais que os órgãos públicos sejam eficientes, eficazes e transparentes na prestação de serviços. Nesse cenário, torna-se essencial evoluir a Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação, a fim de manter a qualidade das IFES.

A quantidade exorbitante de dados criados e mantidos pelos órgãos públicos torna o atendimento à sociedade de forma articulada, um grande desafio. Logo, a integração entre os diversos setores da administração pública surge como um importante aspecto a ser desenvolvido, para que as IFES consigam cumprir o seu papel social.

Essa integração abrange diferentes níveis, uma vez que não apenas sistemas e dados podem ser compartilhados, mas também processos e boas práticas de gestão. É necessário ainda que as Tecnologias da Informação e Comunicação estejam alinhadas com as estratégias da gestão e integradas aos Processos que consigam refletir a capacidade de operação dessas instituições.

Nesse contexto, o desafio de integrar sistemas, processos e órgãos públicos deve ser o foco do XIII WTICIFES e do IV Encontro dos Escritórios de Processos das IFES.

Para mais informações visite o site do evento no endereço https://www.ufmt.br/wticifes2019

Mobilize sua equipe e fiquem ligados nas próximas publicações!

CGTIC indica novos representantes junto à RNP

David Dutkievicz, Pró-Reitor de TIC da UFOB – Universidade Federal do Oeste da Bahia é o novo representante do CGTIC junto ao Comitê de Usuários da RNP. Compete ao Comitê de Usuários fornecer subsídios à Diretoria Executiva no tocante ao alcance de crescentes níveis de qualidade dos serviços prestados pela RNP, bem como nas demais matérias de cunho técnico de interesse da Instituição.

Já para o Comitê Assessor de Gestão de Identidade RNP, foram indicados os membros Anderson Lago Gomes (UFRB)e Jose Ribamar Santana Netto (UFMA)como seu suplente. O Comitê Técnico de Gestão de Identidade tem como objetivo realizar recomendações técnicas e prospecção tecnológica para apoiar as atividades do Comitê Assessor de Gestão de Identidade (consolidação dos comitês gestores dos projetos CAFe e ICPEDU).